O projeto elaborado pela Univel, foi selecionado entre uma das 250 instituições inscritas pelo Brasil, no qual, serão 24 alunos bolsistas e seis voluntários, que participarão das atividades durante os 18 meses propostos. Esse período será dividido em três módulos, de seis meses cada, nos quais serão divididos entre teoria, produção de materiais didáticos, além de acompanhamento presencial nas duas escolas municipais selecionadas. A coordenadora Gislaine Buraki explica que cada módulo consiste em 138 horas, de atividades teóricas e práticas, relacionados ao tema de alfabetização e letramento. O acompanhamento será feito, além da coordenadora Gislaine, também pelas professoras Thais Damaris Thomazini e Sueli Gedoz.
As atividades começaram de forma remota e neste sábado (08), foi realizado o primeiro encontro online, com os acadêmicos e professores preceptores, para dialogar as ações que serão desenvolvidas, bem como, a aprovação do cronograma. Nesta semana, já serão discutidos aspectos teóricos e na sequência irão conversar sobre as atividades remotas, além de como pensar a alfabetização e letramento em razão desta pandemia do Covid-19. “Após esse processo, nós vamos estudar os métodos e metodologias da área de alfabetização e letramento e quando as instituições de ensino retornarem, nós iremos até elas, no caso, as escolas serão: Escola Municipal Professora Dulce Andrade Siqueira Cunha – Caic 1 (Jardim Clarito) e a Escola Municipal Professora Dilair Silvério Fogaça (Bairro Faculdade) ”, explica Gislaine Buraki.