POR:

Diego Antonio Hellstrom

Acadêmico de Jornalismo

COMPARTILHE

Epidemias da Vida Moderna

Conversamos com a Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, que abre a Jornada Científica da Univel

21 de outubro de 2019

COMPARTILHE

POR:

Diego Antonio Hellstrom

Acadêmico de Jornalismo

A Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva é referência nacional no tratamento de transtornos mentais. Atende pacientes em consultório, realiza palestras, conferências, consultorias e entrevistas nos diversos meios de comunicação e universidades sobre temas relacionados ao comportamento humano.

 

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, é Médica graduada pela UERJ, com residência em psiquiatria pela UFRJ. Além disso, tem curso de Avaliação e Tratamento em Psiquiatria no Departamento de Psiquiatria da University of Chicago Hospitals, sob a supervisão do Dr. Elliot Gershon e Dra. Deborah Spitz, e é Membro da Academia de Ciências de New York e Professora Honoris Causa pela UniFMU (SP).

 

Em entrevista exclusiva para o 360on, a Dra. Ana Beatriz falou sobre a participação na Jornada Científica da Univel em 2019, além de comentar temas atuais e seus livros. Confira as respostas em áudio no decorrer da matéria.

 

360on – O que te levou a estudar a área da psicologia e comportamento humano?

Ana Beatriz, além de um canal com mais de 200 mil inscritos no YouTube, também é autora de pelo menos 13 livros sobre o assunto. Alguns deles estão entre os mais vendidos no Brasil na categoria não-ficção, somando mais de 2 milhões de exemplares vendidos. Obras como “Mentes Depressivas – As três dimensões da doença do século”, de 2016, e “Mentes Ansiosas: Medo e Ansiedade Além dos Limites”, de 2011, são consideradas obras essenciais na área.

 

 

360on > No seu livro “Mentes ansiosas” de 2011 você cita que o medo, a ansiedade e o estresse são fatores até necessários para a saúde mental. A partír de que ponto estes fatores se tornam prejudiciais à saúde?

Nos dias 22 e 23 de outubro ocorrerá a 17° Jornada Científica da Univel. A Dra. Ana Beatriz será a palestrante no dia 22, na abertura do evento.

 

Os objetivos da Jornada Científica são:

 

> Estimular a iniciação científica, pesquisa e extensão do Centro Universitário Univel;

> Desenvolver a prática de comunicação oral pelos acadêmicos;

> Incentivar o intercâmbio de conhecimento e experiência entre palestrantes, ouvintes e pesquisadores e participantes dos projetos de pesquisa e extensão, além de possibilitar a publicação científica oriunda do evento;

> Fomentar a apresentação de trabalhos científicos nas categorias de PAINEL (banner) e COMUNICAÇÃO ORAL;

Estimular a apresentação de talentos artísticos e culturais de alunos e professores da UNIVEL.

 

360on > Na Jornada Científica da Univel, o tema vai ser Ansiedade e Depressão, Epidemias da Vida Moderna. Quais os principais fatores causadores destes transtornos na atualidade? Como chegamos a este ponto e como podemos contra-atacar?

360on > Como as pessoas que lidam com depressivos ou ansiosos podem ajudar?

No evento, a livraria A Palavra disponibilizará para venda vários livros da Dra. Ana Beatriz. Segue relação dos livros à venda:

 

BULLYING – Mentes perigosas nas escolas

JANELAS DA MENTE – 12 histórias sobre os transtornos da vida moderna

MENTES ANSIOSAS – O medo e a ansiedade nossos de cada dia

MENTES CONSUMISTAS

MENTES DEPRESSIVAS

MENTES E MANIAS – TOC – Trastorno Obsessivo Compulsivo

MENTES INQUIETAS

MENTES PERIGOSAS – Edição Comemorativa

MENTES QUE AMAM DEMAIS

SOLIDÃO ACOMPANHADA

360on > Estudos científicos atuais revelam que 90% dos casos de suicídio estão associados a transtornos mentais que, se fossem corretamente diagnosticados e tratados, evitariam um número significativo de perdas vitais. Este é o tema de um dos capítulos do seu último livro “Mentes Depressivas” de 2016. Na sua concepção, a depressão ainda é um tabu?

Para finalizar.

360on >  Qual é o tema para seu próximo livro e o que podemos esperar desta obra? 

E AÍ, GOSTOU DO CONTEÚDO
OU TEM ALGUMA SUGESTÃO?

Entre em contato: [email protected]