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Cristina Machado

Acadêmica de Jornalismo

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Inspiração e autenticidade

Fotografias publicitárias cheias de amor e fora dos padrões, em ensaios inspirados na moda C&A

24 de outubro de 2019

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Cristina Machado

Acadêmica de Jornalismo

Boas fotos podem atrair mais clientes, vender, divulgar ou conscientizar determinados públicos. É por isso que a fotografia publicitária é um mercado que não para de crescer, e compreender as características básicas desse estilo de fotografia é fundamental para o estudante de publicidade e propaganda.

 

Sob coordenação da professora Kassia Beltrame, os alunos do terceiro e quarto semestres do curso, produziram ensaios publicitários inspirados nas coleções da C&A e esbanjaram criatividade e beleza.

 

Ao contrário das fotos artísticas ou casuais, nas fotos comerciais a maior parte do trabalho é feita antes do ensaio. “É importante estudar o cliente, sua identidade visual e fazer um bom planejamento. Tudo isso porque estas imagens devem refletir os ideais da marca e ter a identidade visual da campanha que foi desenvolvida”, explica a professora Kássia Beltrame.

 

O trabalho foi desenvolvido em várias etapas. Inicialmente foi estudado o briefing, que permite conhecer as demandas da marca para uma nova campanha, no caso, do Dia dos Namorados. Depois os alunos fizeram uma ampla pesquisa sobre a C&A e os materiais publicitários já produzidos pela empresa nos últimos anos. Só então os acadêmicos partiram para a produção das imagens. Na pós-produção, as fotografias foram utilizadas em artes para as redes sociais: Spotify, Facebook e Instagram.

 

Foram produzidos quatro ensaios:

  • >> DIVERSIDADE
  • Esta campanha conquistou o 2º lugar na categoria Fotografia Publicitária na Seincom 2019. O objetivo dessa campanha foi desconstruir padrões antigos impostos pela sociedade onde meninos são brutos, só usam azul e não podem ser sensíveis e se relacionar com outros garotos, e meninas não podem fazer o papel mais ativo e cordial para seus namorados, presenteá-los com um buquê de flores ou se relacionar com quem elas quiserem. A campanha coloca 3 casais de orientações sexuais diferentes para estampar a campanha do dia dos namorados da C&A 2019.

 

 

> CAMPANHA DIA DOS NAMORADOS JEANS E MOLETON

O grupo optou pela proeminência do jeans para que ornasse com o verde das folhas, representando as características da natureza e da brasilidade. Buscamos deixar os casais livres para que conseguíssemos registrar as várias personalidades.

 

 

>> NAMORE-SE

Trabalhar com a questão do “namore a si mesmo”. A proposta da campanha é abordar o problema que a sociedade tem de fazer as coisas por si e para si e convidá-las a serem maduras e autônomas a entender que existem muitas formas de amor e que isso pode mudar, afinal as pessoas são efêmeras.

 

>> RECIPROCIDADE

O grupo, motivado por relatos de namoros onde o amor, carinho e cuidado não eram recíprocos, elegeu o namore-se a ser representado em uma campanha para a marca C&A. Nosso objetivo era evidenciar a felicidade e o amor quando descobertos e desenvolvidos para si mesmo, promovendo a importância de possuir auto estima e amor próprio.

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