Univel atenderá São Pedro do Iguaçu. Inscrições seguem até dia 12 de novembro.
5 de novembro de 2019
COMPARTILHE
POR:
Vinicius Carpes
Acadêmico de Jornalismo
O evento de lançamento da operação Yaguaru marcou o início da participação do Centro Universitário Univel no Projeto Rondon. O evento foi realizado na Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), em Cascavel. A Univel ficou responsável por atender o município de São Pedro do Iguaçu, localizado na região Oeste do Paraná.
As inscrições já estão abertas para os acadêmicos da Univel que querem participar do Projeto Rondon.
O Projeto Rondon tem como objetivo fornecer auxílio a cidades com um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) considerado abaixo do esperado. “Ele tem justamente o objetivo de levar os saberes e conhecimentos que são desenvolvidos dentro das universidades para as comunidades que mais precisam, ou seja, aquelas que são realmente carentes, que muitas vezes ficam isoladas e que precisam desses aprendizados para que possam ter um desenvolvimento mais sustentável e dinâmico. Essa é a nossa expectativa”, disse a coordenadora da equipe da Univel, Kátia Salomão.
O programa oferece a chance de alunos e professores colocarem em prática o que foi estudado em sala, porém, a troca de experiências com os saberes das comunidades atendidas é muito importante. “Nós professores e acadêmicos, vamos preparados para oferecer aquilo que preparamos, contudo não estamos prontos para receber nada em troca e a comunidade acaba nos oferecendo muito mais do que nós entregamos”, afirma Adriano Vítor Azevedo, coordenador adjunto da equipe da Univel.
A Univel é a única instituição de ensino privada da região Oeste a participar da Operação Yaguaru em janeiro de 2020. Além disso, está entre as três universidades paranaenses aprovadas para atuar na região abrangida pelo projeto.
“Além dessa troca de conhecimentos, a oportunidade de transformar a sociedade através de um projeto tão importante é uma grande conquista para nossos alunos e professores”, explica Elaine Wilges, coordenadora do CPE (Centro de Pesquisa e Extensão) da Univel.
A operação é uma realização do Ministério da Defesa e conta com a participação dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Cidadania; Desenvolvimento Regional; Educação; Meio Ambiente, Saúde e Secretaria de Governo da Presidência da República.