COMPARTILHE

Quais são as Sete Artes?

Você já ouviu falar das Sete Artes? Você sabe o que cada uma representa? Entenda o significado de cada uma delas.

27 de abril de 2022

COMPARTILHE

A arte está presente em nossa vida e, sem ela, nossa vivência teria um sentido totalmente diferente.

 

Sempre que ficamos em contato com uma obra de arte, seja ao escutar uma música, seja ao assistir um filme, nossa experiência muda e transforma quem somos.

Mas afinal, o que são as 7 artes?

 

O intelectual italiano Ricciotto Canudo, em 1923, escreveu o “Manifesto das Sete Artes”. Nesse documento, ele definiu as artes clássicas e adicionou, em uma lista anterior feita por Hegel, o cinema. Apesar de existir discussões a respeito da escolha dessas artes, o estudo de Canudo é o mais aceito atualmente.

 

Há diversas formas de ordenar as artes, sendo que a mais usada é a lista, na qual a música é a Primeira Arte. A ordem, então, seria:

 

1-Música;

2-Dança;

3-Pintura;

4-Escultura;

5-Arquitetura;

6-Literatura;

7-Cinema

 

Além disso, muito se fala a respeito das que não aparecem na lista, como o Teatro e a Fotografia. Mas, um dos pontos a respeito desse debate é que essas são uma combinação das que aparecem na lista. Logo, o teatro seria uma combinação de cinema, literatura e dança, por exemplo.

AS SETE ARTES

1-Música

A música é uma linguagem, uma forma de se comunicar e é a partir da combinação das notas que surge uma composição musical.

 

Sendo assim, quando escutamos uma música e percebemos essa combinação, nos sentimos conectados e refletimos sobre certo aspecto de nossa vida.

2-Dança

A dança é uma forma de arte que é materializada por meio dos movimentos corporais. É por meio de sua estética e harmonia com a música que se transforma em arte.

 

Cada cultura tem uma maneira de se expressar a partir dela, logo um elemento primordial para a construção da mesma.

3-Pintura

A pintura é uma das artes mais conhecidas e é por meio dela que o artista expressa seu sentimento e também a realidade.

 

Possui diversos modos de representar uma mensagem a partir de diferentes composições. Seu diferencial está nas técnicas e pinceladas usadas por cada artista.

 

Além disso, é possível criar uma história por meio de cada pintura e desenvolver o imaginário de um povo.

4-Escultura

A escultura é a arte que busca retratar uma situação de maneira tridimensional. Sua principal característica é o retrato do corpo humano, exaltando a sua harmonia e beleza.

 

O foco da escultura está no personagem em si, por isso, é muito usada para homenagear um Deus ou uma pessoa.

5-Arquitetura

A arquitetura possui uma relação muito profunda com o momento histórico e a cultura de um povo.

 

É a partir dela que se une a técnica com a intenção do artista. Envolve um caráter científico com um caráter transcendental.

 

Algumas obras arquitetônicas se tornam tão marcantes que até hoje estão intactas e possuem um significado único na história da humanidade.

6-Literatura

É a arte de expressar as palavras por meio de versos ou por meio da prosa.

 

É uma das bases para a construção do nosso imaginário. É por meio dela que aprendemos valores, percebemos uma moral e também temos contato com diferentes perspectivas de vida.

 

A literatura amplia o nosso pensar e nos permite refletir a respeito de nossas atitudes na realidade.

7-Cinema

E por fim, a Sétima Arte.

 

O cinema é uma das experiências mais completas no sentido de mostrar uma história. Ele se utiliza de todos os nossos sentidos e possibilita uma imersão muito profunda em uma narrativa.

 

É uma arte que sozinha pode englobar todas as outras, permitindo uma experiência única e marcante.

 

Assim, é possível perceber que as Sete Artes fazem parte do nosso cotidiano e da nossa história. Temos contato com cada uma delas ao longo de toda a nossa vida e, por isso, possuem importância para a nossa formação enquanto pessoas.

 

Escrito por: Maria Luiza Alves Linzmeier

E AÍ, GOSTOU DO CONTEÚDO
OU TEM ALGUMA SUGESTÃO?

Entre em contato: [email protected]