COMPARTILHE

Direção de Fotografia

Você conhece os fundamentos da Direção de Fotografia e suas características?

2 de maio de 2022

COMPARTILHE

Uma fotografia inteligente permite a manipulação dos nossos olhos para que concentremos no que é realmente importante.

Apesar de a direção ser o cargo de um profissional com diferentes habilidades e responsabilidades, dirigir a arte soa um tanto complexo demais.

 

E é!

O diretor de fotografia é, então, responsável por coordenar e supervisionar toda a equipe de fotografia da produção, garantindo que o resultado visto na tela repasse as ideias do roteiro e do diretor.

 

A direção de fotografia é a área que controla o processo de construção e registro das imagens, levando a atmosfera e a linguagem imaginadas na pré-produção, por meio de ferramentas técnicas como iluminação, filtros, lentes, movimentos de câmera, enquadramento, cor, exposição. Uma definição genérica seria dizer que o diretor de fotografia usa a câmera e a luz para transformar as palavras do roteiro em imagens.

Outra parte importante dessa função é o trabalho com a definição do tamanho dos planos. Se é necessário um plano mais aberto, um plano médio ou um close-up. Quanto mais aberto, mais informações são enquadradas, o que pode ser útil, a depender do objetivo do foco do ensaio. Quanto mais fechado, mais íntimo e mais específico, o que funciona como um grito dos diretores para que as pessoas prestem atenção a determinadas expressões e objetos.


A fotografia permite que nos expressemos por meio de uma forma de arte. Um fato importante é que cada um de nós terá um motivo específico diferente para tirar uma fotografia, mas todos queremos criar algo.

Por exemplo, a escolha da luz pode apoiar na dramaticidade, como acontece no cinema expressionista alemão. Ou o foco que conduz o olhar do espectador para algum espaço ou local que exige atenção. E como isso vai acontecer na prática é decidido e organizado pelo diretor de fotografia.

 

Sendo assim, a direção de fotografia é a parte da produção responsável por decidir tudo que tem relação com a estética, ou seja, com a parte visual do vídeo. Isso inclui as luzes, as cores – em conjunto com a direção de arte -, o enquadramento, os movimentos de câmera, a câmera em si, as lentes a serem utilizadas, enfim, todas as escolhas visuais e de equipamento.

Sempre que assistimos a um filme, jogamos um game, acessamos um website ou vemos uma propaganda, ela está presente.

 

As funções exercidas pelo diretor de fotografia exige que ele tenha conhecimento completo sobre e seja responsável por todas as etapas e processos que gerencia. É ele, afinal, que encaminha as diretrizes do projeto para que todos os demais integrantes da equipe tenham um direcionamento para seguir.

O diretor de fotografia é como um maestro, que coordena, afina e harmoniza os elementos da cena. Sua equipe pode ter cenógrafos, pintores, produtores de objetos, fotógrafos, especialistas em efeitos especiais, designers, modeladores de computação gráfica e outros.

 

Todo o resultado estético da produção vem do trabalho deles. Portanto, é importante que o diretor saiba administrar esses profissionais.

 

Por esse motivo, o diretor de fotografia deve ser uma pessoa agradável e capaz de liderar os colegas para extrair deles suas melhores qualidades. Cada um dos integrantes da equipe deve conhecer as diretrizes do projeto e executar sua parte corretamente para, ao final, obter um conjunto harmonioso. Isso envolve pesquisa e conhecimentos técnicos sobre arte, iluminação, fotografia, criação e temas afins.

 

Com os fundamentos certos e sólidos você terá liberdade de criar imagens e com consistência profissional nessa área.

 

Estagiária de Redação: Amanda Gabriela dos Santos

E AÍ, GOSTOU DO CONTEÚDO
OU TEM ALGUMA SUGESTÃO?

Entre em contato: [email protected]