2 de maio de 2022
Uma fotografia inteligente permite a manipulação dos nossos olhos para que concentremos no que é realmente importante.
Apesar de a direção ser o cargo de um profissional com diferentes habilidades e responsabilidades, dirigir a arte soa um tanto complexo demais.
E é!
O diretor de fotografia é, então, responsável por coordenar e supervisionar toda a equipe de fotografia da produção, garantindo que o resultado visto na tela repasse as ideias do roteiro e do diretor.
A direção de fotografia é a área que controla o processo de construção e registro das imagens, levando a atmosfera e a linguagem imaginadas na pré-produção, por meio de ferramentas técnicas como iluminação, filtros, lentes, movimentos de câmera, enquadramento, cor, exposição. Uma definição genérica seria dizer que o diretor de fotografia usa a câmera e a luz para transformar as palavras do roteiro em imagens.
Outra parte importante dessa função é o trabalho com a definição do tamanho dos planos. Se é necessário um plano mais aberto, um plano médio ou um close-up. Quanto mais aberto, mais informações são enquadradas, o que pode ser útil, a depender do objetivo do foco do ensaio. Quanto mais fechado, mais íntimo e mais específico, o que funciona como um grito dos diretores para que as pessoas prestem atenção a determinadas expressões e objetos.
A fotografia permite que nos expressemos por meio de uma forma de arte. Um fato importante é que cada um de nós terá um motivo específico diferente para tirar uma fotografia, mas todos queremos criar algo.
Por exemplo, a escolha da luz pode apoiar na dramaticidade, como acontece no cinema expressionista alemão. Ou o foco que conduz o olhar do espectador para algum espaço ou local que exige atenção. E como isso vai acontecer na prática é decidido e organizado pelo diretor de fotografia.
Sendo assim, a direção de fotografia é a parte da produção responsável por decidir tudo que tem relação com a estética, ou seja, com a parte visual do vídeo. Isso inclui as luzes, as cores – em conjunto com a direção de arte -, o enquadramento, os movimentos de câmera, a câmera em si, as lentes a serem utilizadas, enfim, todas as escolhas visuais e de equipamento.
Sempre que assistimos a um filme, jogamos um game, acessamos um website ou vemos uma propaganda, ela está presente.
As funções exercidas pelo diretor de fotografia exige que ele tenha conhecimento completo sobre e seja responsável por todas as etapas e processos que gerencia. É ele, afinal, que encaminha as diretrizes do projeto para que todos os demais integrantes da equipe tenham um direcionamento para seguir.
O diretor de fotografia é como um maestro, que coordena, afina e harmoniza os elementos da cena. Sua equipe pode ter cenógrafos, pintores, produtores de objetos, fotógrafos, especialistas em efeitos especiais, designers, modeladores de computação gráfica e outros.
Todo o resultado estético da produção vem do trabalho deles. Portanto, é importante que o diretor saiba administrar esses profissionais.
Por esse motivo, o diretor de fotografia deve ser uma pessoa agradável e capaz de liderar os colegas para extrair deles suas melhores qualidades. Cada um dos integrantes da equipe deve conhecer as diretrizes do projeto e executar sua parte corretamente para, ao final, obter um conjunto harmonioso. Isso envolve pesquisa e conhecimentos técnicos sobre arte, iluminação, fotografia, criação e temas afins.
Com os fundamentos certos e sólidos você terá liberdade de criar imagens e com consistência profissional nessa área.
Estagiária de Redação: Amanda Gabriela dos Santos
E AÍ, GOSTOU DO CONTEÚDO
OU TEM ALGUMA SUGESTÃO?
Entre em contato: 360on@univel.br