POR:

Cristina Machado

Acadêmica de Jornalismo

COMPARTILHE

Primeira campanha publicitária

Alunos do primeiro ano de Publicidade e Propaganda produzem vídeos comerciais

10 de dezembro de 2019

COMPARTILHE

POR:

Cristina Machado

Acadêmica de Jornalismo

O vídeo publicitário é um importante elemento audiovisual na estratégia de marketing de uma empresa. Ele carrega a responsabilidade de chamar a atenção do seu público alvo e gerar lucros. Os videos podem ser divididos em cinco categorias: videos institucionais, de serviço, de produto, de conscientização ou promocionais.

 

A qualidade na produção de um vídeo publicitário é tão importante quanto à qualidade do produto. Desde o brainstorming¹, elaboração dos roteiros, captação das imagens e edição. 

 

Sob orientação da Professora Kássia Beltrame, os alunos de Publicidade e Propaganda, aprendem desde o primeiro semestre a produzir vídeos publicitários. A turma divide-se em grupos e cada grupo de alunos ficou responsável por criar um tipo de comercial.

 

Cada grupo funcionou como uma produtora, foi sorteado um tipo de comercial e dois limitadores visuais. Foi passado para eles o que cada tipo de comercial aborda e desenvolvido roteiro literário, roteiro técnico e storyboard². “Trabalhos em grupo sempre são dificultosos, no entanto com essa turma 85% dos grupos deram certo, souberam contornar os problemas e executar o trabalho” comenta a professora. 

 

Nas aulas foi mostrado de modo prático os tipos de planos, enquadramentos e movimentos, bem como configurações de shutter³ e frame rate⁴. O software utilizado para edição, foi o Adobe Premiere, o qual foi ensinado desde a organização até correção de cor para neutralizar a imagem. “O resultado final é de uma equipe entrosada, os grupos mais unidos tiveram um desempenho melhor. Particularmente gostei do resultado, pois ali 90% da turma nunca tinha mexido com software” complementa Kássia.

 

Este foi o primeiro material produzido pelos alunos, portanto algumas ferramentas serão mostradas a partir do segundo bimestre, no qual os grupos irão desenvolver um curta-metragem de até 15 minutos. Aguardem para ver o resultado, pois os roteiros estão quase prontos para serem produzidos! Enquanto isso, confira como foram os vídeos publicitários deste primeiro bimestre.

 

 

FORAM PRODUZIDOS SEIS VÍDEOS 

 

Os alunos produziram um comercial inspirado no perfume Egeo de O boticário. Um encontro com quem a gente ama, sempre é a melhor parte da semana, não é mesmo!? Mas não pode sair sem seu perfume marcante. 

 

Outro grupo elaborou um comercial inspirado na marca O boticário. Como tema o preconceito contra mulheres em atividades consideras masculinas. 

 

Os alunos inspiraram-se no cansaço e rotina do dia a dia para criar o comercial. No qual o refrigerante Guaraná tráz animo e felicidade de volta. 

 

Há coisas que aprendemos com nossos pais, desde crianças e levamos para toda a vida, o gosto por Guaraná Antártica é uma delas. Essa foi a mensagem que o grupo quis transmitir. 

 

Os alunos desenvolveram um comercial mostrando um lado cientifico da criação do Guaraná Antártica. O vídeo mostra que quando uma ideia surge não pode deixar ela ir embora.

 

O grupo fez um vídeo publicitário inspirado na marca de cerveja Skol, trazendo uma bebida sem álcool, que mostra que nenhum amigo precisa ficar de fora da roda por não poder beber. 

MAKING OF – Comercial da cerveja Skol. 

DICIONÁRIO DA COMUNICAÇÃO

Brainstorming é uma tempestade de ideias, na qual os participantes devem ter liberdade de expor suas sugestões e debater sobre as contribuições dos colegas.

Storyboard é uma construção gráfica que revela quadro a quadro o conteúdo de um conteúdo audiovisual, como um vídeo utilizado em uma estratégia de marketing.

Shutter: obturador.

Frame Rate: quadros por segundo.

E AÍ, GOSTOU DO CONTEÚDO
OU TEM ALGUMA SUGESTÃO?

Entre em contato: 360on@univel.br