Acadêmicos de Fotografia da Univel praticaram técnica de "pintura com luz"
12 de março de 2020
COMPARTILHE
Os acadêmicos do curso de Fotografia da Univel já estão colocando em prática o que aprendem em sala de aula. Em uma atividade especial externa da disciplina de Fundamentos da Fotografia, os alunos tiveram a oportunidade de experimentar a técnica Light Painting, que consiste em registrar o movimento de uma fonte luminosa.
“É uma técnica relativamente simples, que demanda apenas de alguns cuidados e atenção. E o resultado é uma imagem diferente e muito criativa. Foi apenas um primeiro experimento. Agora os alunos terão de investir na criatividade para obter imagens originais trabalhando com outras composições e fontes luminosas”, explicou o professor da disciplina, Anderson Costa.
Na disciplina de Fundamentos da Fotografia, os alunos começam o semestre estudando o chamado Triângulo de Exposição. São três configurações fotográficas que, interligadas, auxiliam o fotógrafo a obter uma iluminação equilibrada.
O triângulo de exposição envolve a velocidade do disparo da câmera, o grau de sensibilidade do sensor fotográfico, e o tamanho da abertura da lente para entrada de luz. Na técnica utilizada na atividade, os alunos tiveram de entender o funcionamento das três ferramentas, mas, especialmente, a velocidade.
A câmera deve ser configurada com baixa velocidade, isso quer dizer que o sensor da câmera permanece mais tempo exposto à luz. Nos segundos de exposição, todo movimento iluminado que ocorre na frente da câmera é captado. O resultado é o registro do movimento em si, do caminho que a luz percorreu naquele intervalo de tempo.
Na atividade, os alunos fotografaram o movimento um pequeno pedaço de bombril que foi queimado e girado no ar (com todas as precauções necessárias!). Agora, os alunos vão explorar o efeito utilizando lanternas e outros instrumentos luminosos.