POR:

Vinicius Carpes

Acadêmico de Jornalismo

COMPARTILHE

Projeto Rondon é lançado em Cascavel

Univel atenderá São Pedro do Iguaçu. Inscrições seguem até dia 12 de novembro.

5 de novembro de 2019

COMPARTILHE

POR:

Vinicius Carpes

Acadêmico de Jornalismo

O evento de lançamento da operação Yaguaru marcou o início da participação do Centro Universitário Univel no Projeto Rondon. O evento foi realizado na Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), em Cascavel. A Univel ficou responsável por atender o município de São Pedro do Iguaçu, localizado na região Oeste do Paraná.

 

As inscrições já estão abertas para os acadêmicos da Univel que querem participar do Projeto Rondon.

Os interessados devem se inscrever no link: https://www.univel.br/projetorondon/desktop.php

 

O Projeto Rondon tem como objetivo fornecer auxílio a cidades com um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) considerado abaixo do esperado. “Ele tem justamente o objetivo de levar os saberes e conhecimentos que são desenvolvidos dentro das universidades para as comunidades que mais precisam, ou seja, aquelas que são realmente carentes, que muitas vezes ficam isoladas e que precisam desses aprendizados para que possam ter um desenvolvimento mais sustentável e dinâmico. Essa é a nossa expectativa”, disse a coordenadora da equipe da Univel, Kátia Salomão. 

O programa oferece a chance de alunos e professores colocarem em prática o que foi estudado em sala, porém, a troca de experiências com os saberes das comunidades atendidas é muito importante. “Nós professores e acadêmicos, vamos preparados para oferecer aquilo que preparamos, contudo não estamos prontos para receber nada em troca e a comunidade acaba nos oferecendo muito mais do que nós entregamos”, afirma Adriano Vítor Azevedo, coordenador adjunto da equipe da Univel.

A Univel é a única instituição de ensino privada da região Oeste a participar da Operação Yaguaru em janeiro de 2020. Além disso, está entre as três universidades paranaenses aprovadas para atuar na região abrangida pelo projeto.

“Além dessa troca de conhecimentos, a oportunidade de transformar a sociedade através de um projeto tão importante é uma grande conquista para nossos alunos e professores”, explica Elaine Wilges, coordenadora do CPE (Centro de Pesquisa e Extensão) da Univel.

A operação é uma realização do Ministério da Defesa e conta com a participação dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Cidadania; Desenvolvimento Regional; Educação; Meio Ambiente, Saúde e Secretaria de Governo da Presidência da República.

E AÍ, GOSTOU DO CONTEÚDO
OU TEM ALGUMA SUGESTÃO?

Entre em contato: [email protected]