POR:

Anderson Antikievicz Costa

Jornalista e professor

COMPARTILHE

SpaceJump. Atenção, convocamos os melhores pilotos!

Confira o arcade desenvolvido por acadêmicos de Design Gráfico da Univel

15 de junho de 2020

COMPARTILHE

POR:

Anderson Antikievicz Costa

Jornalista e professor

Um pequeno passo para um grupo de alunos, mas um grande salto para a vida em quarentena. A partir de hoje, o jogo SpaceJump está disponível para aventureiros digitais aqui no 360on. O simpático game, ao estilo arcade, foi desenvolvido em um projeto especial do professor Cristian Cipriani, com acadêmicos do curso de Design Gráfico do Centro Universitário Univel. Para jogar, basta clicar no banner abaixo.

 

A ideia surgiu na disciplina de Design de Interface, quando o professor Cristian percebeu que muitos acadêmicos mostram interesse na área de game de design.

“Nesse sentido, minha ideia foi introduzi-los nesse mundo, não só porque é um dos mercados que mais cresce no mundo, mas, também, por que é uma forma de ampliar horizontes e mostrar as inúmeras possibilidades que a profissão oferece. Penso que os profissionais formados pela Univel têm capacidade para atuar em qualquer área de sua formação. Nosso papel, enquanto docentes, é viabilizar esses caminhos”.

 

PROF. DR. CRISTIAN CIPRIANI

Neste momento de quarentena, os trabalhos avançaram através de um grupo de WhatsApp e e-mail. Funcionou bem, mas o professor Cristian explica que o projeto deve ganhar uma nova dimensão quando as aulas presenciais forem retomadas.

 

“A tendência é que esse projeto prossiga nos próximos semestres. Oferto, desde minha chegada na Univel, um projeto de pesquisa sobre os temas atuais do design. O projeto de desenvolvimento de games será introduzido em tal projeto. Vamos seguir desenvolvendo. Agora a ideia é fazer um game de aventura, de uns 40 minutos. Será um projeto mais ambicioso e de mais fôlego. Trabalhar com essa gurizada do Design me faz muito feliz. O resultado é sempre positivo. Mandam super bem no trabalho”.

 

O projeto, coordenado pelo professor Cristian Cipriani, contou com alunos do curso de Design Gráfico da Univel. Os participantes foram: Daniel Babetto, Allan Rafael de Oliveira, Ana Paula Gallon, Cristian Felipe Vieira,Ederson Lima de Paula, Douglas Henrique Matos da Costa e Miguel Antonio Maciel.

A acadêmica Ana Gallon avalia o resultado atingido com o jogo: “Muito bom, considerando que praticamente nenhum dos alunos envolvidos tinha experiência na área. O grupo soube trabalhar em equipe e desenvolver um conceito visual interessante para o jogo”, explica Ana.

“É muito gratificante ver minha arte fazendo parte de algo maior que foi construído em conjunto. Foi a primeira vez que participei de algo do tipo e é muito legal pensar que sempre que alguém for jogar o jogo, verá meu trabalho ali”.

 

ANA GALON

Outro aspecto considerado no projeto é a abertura para um novo mercado de trabalho. “Com certeza, até então não havia considerado esse campo de atuação na minha carreira como designer, mas o contato com ele me fez acreditar que posso evoluir nessa área e ter a chance de trabalhar com isso”, conclui Ana.

 

O acadêmico Allan Rafael Oliveira, também do curso de Design Gráfico, gostou de participar do projeto. “Achei o game muito simples e bem agradável, para se distrair, ou até fazer uma competição entre os amigos de quem tem a maior pontuação. A temática escolhida foi genial, uma nave pulando obstáculos no espaço como se estivesse em alguma expedição!”

“Participar desse projeto foi incrível, ainda mais com esse grande professor Cristian, uma honra. Apesar de não entender nada sobre audiovisual ou efeitos sonoros, e nem sobre o estilo, foi um desafio enorme, passando horas e horas… madrugadas [risos], tentando aprender e fazer algo que se encaixasse na temática. Foi uma experiência única! Nossas marcas vão estar alí, por mais que seja simples, podemos olhar e falar que ajudamos a fazer isso, e me sinto orgulhoso de poder ter trabalhado ao lado dos meus colegas e do meu professor”.

 

ALLAN RAFAEL OLIVEIRA

Para Allan, os resultados atingidos estimulam os acadêmicos a buscar desafios maiores. “Creio que com esse projeto feito, temos mais possibilidade de entrar em outros projetos que vão precisar ainda mais de nossa capacidade criativa e prática”. Além disso, abre novos caminhos dentro do mercado de trabalho. “Trabalhando sempre em equipe e aprendendo de tudo um pouco, conhecemos também um mercado cheio de novidades e de estilos diferentes. Creio que cada um vai achar o seu e se especializar nele!”

E AÍ, GOSTOU DO CONTEÚDO
OU TEM ALGUMA SUGESTÃO?

Entre em contato: [email protected]