POR:

Anderson Antikievicz Costa

Jornalista e professor

COMPARTILHE

Mestres e Doutor na Comunicação!

Professores de Jornalismo, Publicidade, Design Gráfico e Fotografia investem na carreira docente

5 de março de 2020

COMPARTILHE

POR:

Anderson Antikievicz Costa

Jornalista e professor

Os professores Cristian Cipriani, Fábio Zanella e Luiz Carlos Machado, dos cursos de Comunicação da Univel, conquistaram avanços importantes em suas titulações neste começo de 2020. O professor Cristian obteve o título de Doutor, o professor Fábio Zanella agora é Mestre e o professor Luiz Carlos é mestrando. Em meio as comemorações, permanece  o desejo de continuar estudando e investimento na educação. 

 

As conquistas reforçam ainda o quadro de professores que atuam nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Fotografia e Design Gráfico da Univel. O Departamento de Comunicação conta atualmente com mais de 90% de docentes mestres e doutores.  

 

O professor Cristian Cipriani obteve o título de Doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A defesa da tese, orientada pela professora Dra Ela Eggert, ocorreu no dia 28 de fevereiro. “Minha tese consiste em apreender como Álvaro Vieira Pinto e Heleieth Saffioti interpretam o Brasil e a América Latina. Ademais, busco a partir deles analisar as relações de dominação-exploração no Brasil”, explicou.

 

Atualmente, o professor atua nos cursos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda. No Design, ministra as disciplinas de Identidade Visual e Design de Interface.  Na Publicidade, História da Comunicação, Planejamento Publicitário, Atendimento em Publicidade e Propaganda e também Design de Interface.

 

Para o professor Cristian, investir em um curso de pós-graduação é “sempre importante”, e o doutorado não é um ponto final na formação acadêmica. “O doutorado é um momento especial da vida, mas, é só uma fase que permite vislumbrar novos horizontes”.

 

“Investir em educação, em uma IES comprometida com a sociedade, é azo para as micro-revoluções do dia a dia. Penso que só partindo de uma educação seria e comprometida podemos tornar o Brasil, nossa cidade, nosso bairro e nossas relações pessoais mais justas e equitativas”.

 

O professor Fábio Zanella defendeu a dissertação “Queermuseu: Discursos e Sentidos em Exposição” no dia 14 de fevereiro, e agora é Mestre pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).

 

O trabalho foi orientado pelo professor Dr. Alexandre Sebastião Ferrari Soares e teve por objetivo analisar os comentários produzidos a partir da Exposição Queermuseu, promovida pelo Santander, considerando a discussão intensa e polêmica no meio digital que resultou no fechamento antecipado da exposição.

 

“No estudo, foram observados como os dizeres repercutiram nas redes sociais com base na teoria da Análise do Discurso fundamentada pelo filósofo Michel Pêcheux. Ainda há um tabu muito grande para se falar sobre religiosidade, sexualidade e diversidade, por isso, esse estudo foi importante porque analisa como ideologicamente os preconceitos são constituídos pelos sujeitos”.

Atualmente, o professor leciona as disciplinas de Comunicação, Argumentação e Linguagem no curso de Jornalismo, Cibercultura em Publicidade e Propaganda, Comunicação Jurídica no Direito e Comunicação e Expressão nos cursos de Engenharia Civil e Nutrição. 

 

“Em qualquer profissão, o aperfeiçoamento contínuo é necessário para poder discutir a teoria com atualidade, principalmente na área de humanas, precisamos ter profundidade para compreender a Linguagem, a Ideologia e a história que são fundamentos para uma interpretação consistente, compreensão social e desenvolvimento do senso crítico”, conta o professor Fábio.

 

“O sentimento foi de satisfação, olhar para si mesmo e dizer: “venci esse desafio”. Sem dúvida, essa etapa foi difícil, mas foi uma meta alcançada, a realização de um sonho… E não paro por aqui, já passei na seleção e vou continuar os estudos agora no doutorado”.

O professor e artista plástico Luiz Carlos Machado também está investindo na carreira docente e buscando uma nova titulação. O professor Luiz Carlos foi aprovado no Mestrado em Letras da Unioeste, na linha de pesquisa de Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados. O orientador do trabalho será o professor Dr. Acir Dias da Silva.  O professor Luiz Carlos atualmente ministra diversas disciplinas nos cursos de Design Gráfico, Jornalismo, Fotografia e Arquitetura.

 

“O mestrado é a oportunidade de se aprofundar em um foco de pesquisa, trazendo mais profundidade a sua área de atuação, não perdendo, é  claro, o caráter transversal do conhecimento. Estar nos espaços acadêmicos como aluno e aprendiz te torna um docente mais versátil e que busca evoluir. Esse crescimento afeta o processo de ensino e aprendizado como um todo, uma vez que nunca deixamos de aprender”.

E AÍ, GOSTOU DO CONTEÚDO
OU TEM ALGUMA SUGESTÃO?

Entre em contato: [email protected]