POR:

Ana Carolina Bueno

Redação 360on

POR:

Redação

360on

COMPARTILHE

Aluna de Jornalismo é aprovada para Mestrado na Unioeste

Raquel Schandeski de Souza irá desenvolver pesquisa na área de Educação, Comunicação e Inclusão Social

8 de dezembro de 2020

COMPARTILHE

POR:

Ana Carolina Bueno

Redação 360on

POR:

Redação

360on

        A acadêmica do 8º semestre de Jornalismo, do Centro Universitário Univel, Raquel Schandeski de Souza foi aprovada para o Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Educação, Políticas Sociais e Estado, na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), que inicia em 2021.

              Raquel tem 24 anos e está finalizando em 2020 a graduação em Jornalismo na Univel. Isso torna a conquista ainda mais gratificante, tendo em vista que não é tão comum um aluno que ainda está cursando a faculdade conseguir ser aprovado para iniciar o Mestrado. “Fiquei muito feliz… Minha mãe estava comigo e também se emocionou muito, porque também é um sonho dela que eu conseguisse… Então, foi uma coisa que eu não esperava chegar neste ponto, por ainda estar na graduação. Porque é muito difícil o aluno sair da graduação e ir direto para o Mestrado, principalmente na Unioeste”, afirma Raquel.

 

              O procedimento para ingresso no Mestrado da Unioeste segue todos os trâmites divulgados em editais pela instituição, que vai desde a apresentação de documentação, Currículo Lattes, entrevista e defesa do pré-projeto, entre outros. Raquel passou por todos os processos e agora irá aguardar o período de matrículas, que está programado para março de 2021. Serão  pelo menos 24 meses de estudo e elaboração da dissertação com base no projeto que foi apresentado e aprovado pela banca examinadora.

Sobre a escolha do tema e a trajetória da Raquel durante a graduação

         

         A ideia do pré-projeto surgiu de uma necessidade presente na vida da própria Raquel, que tem dislexia, que, no caso dela, tem relação com a sua escrita. 

              A aluna destaca que com estímulo e oportunidades, foi possível chegar onde está hoje e ainda irá progredir muito mais, porque no que depender dela, irá continuar na carreira acadêmica, já que pretende fazer o doutorado após finalizar essa etapa. “Como o meu objetivo é seguir a carreira acadêmica, para trabalhar em universidades, o mestrado é um pré-requisito”, diz a aluna Raquel Schandeski.

        Durante o desenvolvimento dos dois projetos de Trabalho de Conclusão de Curso, Raquel analisou as dificuldades que pessoas com deficiência encontram no dia a dia, quando precisam se manter informadas, em sites de comunicação. Primeiramente, no artigo, já foi possível identificar as potencialidades e a viabilidade de transformar seu tema em algo ainda maior e a aluna decidiu ampliar a temática para as áreas de educação e na sociedade, voltada para as pessoas com deficiência visual e auditiva.

 

           O professor mestre, Fabio Zanella, destaca que o trabalho estava em um ótimo nível, que incentivou a aluna que o preparasse para concorrer à uma vaga de mestrado e se alegrou com a conquista da mesma. “Quando ela me passou o resultado final, eu vibrei muito, foi uma alegria… Parecia que eu estava junto, é muito gratificante”, relata Fabio.

 

       Um bom corpo docente, preparado e presente para auxiliar os alunos em suas necessidades acadêmicas, é fundamental para o desenvolvimento profissional e pessoal dos alunos. “Eu tenho certeza que a Univel foi esse ponto de partida para que ela busque a realização dos seus sonhos. Eu tenho certeza que ela irá se encantar pela área acadêmica”, afirma o coordenador dos cursos de Comunicação da Univel e mestre, Rodrigo Cardoso. Além disso, os professores acompanham o desenvolvimento e esforço de cada um, para alcançar seus objetivos e reconhecem o trabalho realizado e não seria diferente com a Raquel. “A Raquel é uma daquelas pessoas, um ponto fora da curva, que tudo que eu solicitava ou dizia a ela que poderia ser feito, ela multiplicava a realização em dez vezes”, relembra o professor mestre, Sérgio Antônio Brum.

Parabéns Raquel, sua conquista é muito importante!

E AÍ, GOSTOU DO CONTEÚDO
OU TEM ALGUMA SUGESTÃO?

Entre em contato: [email protected]