POR:

Ana Carolina Bueno

Redação 360on

COMPARTILHE

A contabilidade do campo

Alunos do 5º semestre de Ciências Contábeis verificaram como funciona o processo na prática

7 de agosto de 2020

COMPARTILHE

POR:

Ana Carolina Bueno

Redação 360on

As turmas do 5º semestre de Ciências Contábeis do Centro Universitário Univel realizaram durante o último semestre atividades práticas relacionadas à Contabilidade Rural, na disciplina de Projeto Integrador. O intuito é trazer para o dia-a-dia a teoria aprendida em sala de aula, como explica o professor Everton Jaime Gugel. “Expliquei para eles todo o procedimento, o que compõe a atividade rural, as culturas, as atividades, como fazer a contabilização, o que são os insumos, e então, eles foram para a prática”.

Com o cenário atual, em meio à uma pandemia, muitos processos tiveram que ser adaptados, principalmente para a proteção dos alunos e dos produtores rurais, que, em muitos casos, fazem parte dos grupos de risco em razão da idade. Mas essa situação não impediu os alunos de realizar seus estudos de campo. O que facilitou um pouco a execução foi o fato de alguns estudantes residirem em propriedades rurais e com isso, puderam coletar todas as informações para que o grupo fizesse as análises necessárias.

O corpo docente valoriza a importância deste tipo de atividade prática e os alunos retribuem. Ao realizar o que é proposto pelos professores, eles conseguem ter a visão de como aplicar a teoria na vida real. “No meu caso em específico foi ainda mais importante a atividade, por ter sido feito na propriedade da minha família, com isso, aprendi coisas que podem agregar nos cuidados da atividade, planejamento com custos e controles”, afirma o estudante Eduardo Vinicius Ariati.

A proposta foi dividir as turmas em grupos de quatro a cinco alunos e cada grupo teve uma cultura para coletar dados e realizar as análises necessárias. As atividades proporcionaram aprendizados que os alunos não teriam apenas em sala de aula. Além disso, eles puderam conhecer in loco as histórias dos produtores, como tudo começou e a experiência deles com a atividade, além de fotos e vídeos de suas propriedades, como relatou Eduardo.

E AÍ, GOSTOU DO CONTEÚDO
OU TEM ALGUMA SUGESTÃO?

Entre em contato: [email protected]