POR:

Larissa Fonseca

Acadêmica de Publicidade e Propaganda

COMPARTILHE

8 músicas para repensar a quarentena

Do otimismo a revolução, confira uma série de músicas que irão te ajudar a ressignificar seu iso(lamento).

10 de abril de 2020

COMPARTILHE

POR:

Larissa Fonseca

Acadêmica de Publicidade e Propaganda

Texto: Larissa Fonseca
Edição: Anderson Costa
Arte: Bruno Pasqualotto

Ser ou não ser parece não ser mais a questão, mas sim o que fazer para ocupar o tempo nessa quarentena. São tantos ebooks, aulas virtuais, cursos online e ao mesmo tempo não sabemos o que queremos fazer.

 

A ansiedade voltou bater à porta, o tempo parece que não é suficiente pra tanta coisa disponível (mesmo que talvez seja), e a autocobrança vai óh, lá em cima. Isso sem contar a listinha de “coisas pra fazer quando der” que já está fazendo bodas de cristal no bloco de notas do celular.

 

Mas, calma, nem tudo está perdido. Nesse momento de crise em todo lugar, há uma coisa que, cá entre nós, todo mundo vai concordar que melhora qualquer mal humor: o prazer. E uma das formas de chegar até lá pode ser a música.

 

Alguns estudos apontam que a música causa no nosso cérebro o mesmo efeito que apreciar uma ótima comida, dormir bem, fazer exercício físico, jogar algo estimulante (inclusive jogos de azar), fazer sexo e até mesmo o uso de drogas (lícitas e ilícitas). Ou seja, uma boa música exerce uma força poderosa em nós, isso porque quando escutamos, o nosso cérebro produz o neurotransmissor conhecido como dopamina, que é a responsável pelas sensações de prazer.

 

Agora que você já sabe o caminho, fizemos uma coleção de músicas indicadas pelos alunos da Univel, para te propor diferentes formas de encarar o isolamento social.

Da série: É otimismo que você quer, @? 

RUFUS DU SOL – NEW SKY

“Quem gosta de apreciar a simplicidade do céu observou a diferença que tivemos com poucos dias de isolamento social. Como as indústrias paradas, menos circulação de veículos fizeram a diferença em nosso meio ambiente”.

 

Indicação do Tiago de Oliveira Pedrão,

aluno de Ciências Contábeis da Univel.

 

____

MELIM – DOIS CORAÇÕES

 

“Entre as várias músicas que escuto na quarentena, eu escolhi essa. O motivo é que ela me traz paz e tranquilidade. A melodia calma junto com a letra, representam a esperança de que um dia tudo irá passar”

 

Indicação do Samuel Sylvester,

aluno de Jornalismo da Univel

__

FRANK SINATRA – THAT’S LIFE

 

“Eu escolhi essa música pois ela me faz pensar que a vida é feita de altos e baixos, e que tudo isso vai passar”.

 

Indicação da Mônica Becker,

aluna de Design na Univel

 

Da série: I am not okay with this, ok?

PROJOTA – A REZADEIRA

 

“Uma música que retrata a vida de meninos da comunidade, um local em que, na situação que estamos enfrentando, encontra-se em situação vulnerável. Não sabemos como a sociedade irá agir em relação às comunidades, e infelizmente, pela falta de estrutura do nosso país, nossa única ferramenta de proteção é a fé”.

 

Indicação da Julia Funez Barros,

aluna de Odontologia da Univel

__

PRISCILA E WINDERSON – GIRASSOL

 

“Está música traz uma reflexão sobre como ocupamos nosso tempo e a maneira como reagimos às situações da vida, principalmente nesse momento de pandemia. A música nos incentiva a dar mais valor ao essencial, aquilo que o dinheiro não pode comprar. E por que, nesse patamar que estamos, não ser justo e paciente como era jesus?”.

 

Indicação da Érika Queiroz,

aluna de Arquitetura e Urbanismo da Univel

__

MELIM – PEÇA FELICIDADE

 

“A música fala bastante sobre ter empatia, fazer o bem mesmo para aqueles que não conhecemos. Uma ótima reflexão para o momento que estamos vivendo. Ficar em casa é um ato de ajuda para aqueles que precisam sair”.

 

Indicação da Letícia Harvey,

aluna de Direito da Univel

 

Da série: Chama pra revolução, bb

BAIANASYSTEM – SULAMERICANO

 

“Essa música faz parte de um albúm deles intitulado “O Futuro não demora”, que traz a revolução nas costas. Eu escolho essa música pois ela nos propõe a discussão sobre a atual política brasileira, trazendo um quê de revolução e ocupação do território brasileiro”.

 

Indicação da Larissa Fonseca Nunes dos Santos,

aluna de Publicidade e Propaganda da Univel

__

GREEN DAY – GOOD RIDDANCE (TIME OF YOUR LIFE)

 

“A música fala, em partes, sobre mudanças, sobre darmos nosso melhor nesse (novo) teste, que é algo imprevisível, mas que no fim, dará tudo certo”.

 

Indicação do Vinícius Gnoatto,

aluno de Engenharia Civil da Univel

__

Para facilitar o repeat o dia inteiro, reunimos todas essas indicações em uma playlist no Spotify. Aumente o som e prepare-se para viajar sem sair do lugar.

 

LINK PLAYLIST:

E AÍ, GOSTOU DO CONTEÚDO
OU TEM ALGUMA SUGESTÃO?

Entre em contato: [email protected]