POR:

Letícia Marasca

Acadêmica de Jornalismo

COMPARTILHE

‘Por Você’ em Festival da Bahia

Obra de alunos da Univel também entrou na seleção oficial de dois festivais internacionais

20 de setembro de 2019

COMPARTILHE

POR:

Letícia Marasca

Acadêmica de Jornalismo

O CURTA-METRAGEM ‘Por Você’, produzido pelos alunos da Univel Gabriel Portella, do curso de Jornalismo, e Aline Sartor, de Fotografia, foi selecionado para exibição no Curta 5, festival de curtas estudantil da Bahia. Realizado pelo Instituto Federal da Bahia, o evento será de 24 a 28 de setembro. 

 

> Para assistir o curta online, basta clicar aqui.

 

‘Por Você’ estreou em maio deste ano em Cascavel no Cine 100, onde conquistou o primeiro lugar na categoria amador. O curta entrou ainda na seleção oficial de dois festivais internacionais: o The Lift-Off Sessions e o First-Time Filmmaker Sessions, ambos com exibição online dos selecionados e com premiação final na cidade de Buckinghamshire, no Reino Unido. 

AMIZADE

A narrativa do curta é repleta de emoção e sensibilidade. Uma história sobre companheirismo que surgiu justamente de uma amizade. Gabriel e Aline nunca tinham feito um filme, mas sabiam qual história queriam contar. “Nunca tínhamos produzido um curta metragem”, conta Gabriel. “Já havíamos feito alguns vídeos promocionais, até mesmo para trabalhos acadêmicos, mas um curta-metragem com uma narrativa, não”. 

 

A pouca experiência não atrapalhou. A dupla de realizadores dividiu a produção e o roteiro, e em menos de uma semana o filme ficou pronto. “Nós tivemos auxílio dos professores e auxílio da Univel com empréstimo de materiais. O curta levou quatro dias para ser feito, iniciamos as gravações na quinta-feira e finalizamos com a edição no domingo”. 

 

Aline Sartor, que também fez a Direção de Fotografia, explica que o curta teve como objetivo falar sobre a ligação que se forma entre amigos. “Procuramos trazer, na história, bastante sentimento, bastante ligação humana. Estávamos pensando muito em fazer algo relacionado à crianças, porque o Gabriel tem ligação com crianças e isso era importante para nós”. 

ESTRÉIA

A obra contou com a atuação de Kaio Cereza – que também produziu a trilha sonora original -, Thiago Rios e Simone Fontana, e as gravações ocorreram no município de Céu Azul-PR.    

 

O ator que interpretou Tony, Thiago Rios, falou sobre como foi participar da obra. “Foi uma experiência muito diferente, porque foi a primeira vez que fizemos um filme e a primeira vez que eu fiz uma atuação”.

 

De acordo com Kaio Cereza, que atuou como o personagem Noah, sua participação no curta foi um momento único. “Foi uma experiência diferente atuar no filme, nunca tinha feito nada parecido na minha vida. Eu compus minha primeira música e tive o contato com um estúdio de gravação. Foi muito bom usufruir do espaço da Univel, porque eu conheci a estrutura, e como é uma faculdade, eles nos ajudarem com o curta foi incrível”. 

E AÍ, GOSTOU DO CONTEÚDO
OU TEM ALGUMA SUGESTÃO?

Entre em contato: [email protected]