Até dia 31 de outubro, os acadêmicos do Centro Universitário Univel podem conferir no corredor do Bloco B a segunda etapa da mostra fotográfica Oeste que eu vejo. A exposição, coordenada pela professora Karin Betiati, apresenta nesta segunda etapa imagens mostram como os alunos de Jornalismo vêem a região em que vivem.
Há três anos, o projeto de fotografia, inicialmente intitulado ‘Cascavel que eu vejo’, recebeu nova identidade. Pensando nos alunos que moram em outras cidades do oeste, foi rebatizado de ‘Oeste que eu vejo’. A mostra ocorre no segundo semestre do ano letivo, com produção dos alunos dos terceiros semestres dos cursos de Jornalismo e Fotografia.
De acordo com a professora Karin, o projeto cresceu nos últimos anos. “Começou como uma atividade de sala de aula. O intuito é dar liberdade fotográfica aos alunos das disciplinas de Fotojornalismo, para que eles possam expressar sua subjetividade e se manifestar artisticamente. E nisso a atividade cresceu e está tomando uma proporção maior do que o esperado”, conta Karin.
Nesses três anos, dezenas de alunos tiveram a oportunidade de participar das exposições, que atraem olhares e elogios. Para os alunos, é uma grande satisfação terem suas fotografias expostas para milhares de acadêmicos todos os dias.
A produção das fotografias estimula a criatividade, e também promove uma competição saudável entre os alunos. A premiação pode chegar a uma exposição própria. Após a produção, as imagens são apresentadas a jurados, que escolhem as melhores fotos para serem expostas.