POR:

Redação

360on

COMPARTILHE

A fotografia abstrata de Fernando Gil

Egresso de Artes da Univel busca o autoconhecimento pela arte

3 de junho de 2019

COMPARTILHE

POR:

Redação

360on

FERNANDO GIL é português nascido em Marinha Grande, no ano de 1957, licenciado em Artes Plásticas pela Univel. É o fundador do Descondicionamento, abordagem terapêutica que utiliza no seu atendimento há mais de vinte anos. Vive em Cascavel há mais de uma dúzia de anos.

 

Apesar de ser fã de fotografia desde muito cedo, só há cerca de quatro iniciou uma prática mais consistente, quando cursou Artes. Foi aí que além da redescoberta da fotografia, também reencontrou o abstracionismo e a geometria, interesses antigos, mas aos quais nunca tinha dado muita atenção. Foi durante o curso que estabeleceu uma relação entre essas três áreas, manifesta na sua poética abstrata.

 

 

Além disso, influenciado pela sua pesquisa e trabalho na área do autoconhecimento, acabou integrando na sua poética, temas como a ajuda, solidariedade, simplicidade, pureza, detalhismo e sobretudo a ideia de desconstrução.

 

O seu entendimento da fotografia é de que ela é principalmente o reflexo de um olhar, sendo a câmera, um aspecto secundário.

 

 

Assim, gosta de fotografar detalhes de edifícios, objetos, etc., como que desconstruindo, para depois os juntar e criar uma outra imagem. Ao longo deste processo, evita ao máximo a utilização de qualquer tipo de manipulação ou corte das imagens iniciais. Faz a desconstrução para depois reconstruir, realçando também a importância da ideia de um todo, em detrimento do atual paradigma de separação e mera individualidade.

 

Gosta também de fotografar os detalhes que possam ser considerados como “uma pintura” abstrata, por exemplo detalhes do chão, do céu, entre outros. 

 

 

Apesar destes dois interesses principais, devido ao seu ecletismo, gosta de explorar também, paisagem, portrait, ensaio, preto e branco, embora procure sempre adotar um ponto de vista artístico mais do que fotográfico, propriamente dito. A ideia não é registrar, mas criar uma obra com uma mensagem e estética próprias.

 

Tem participado de alguns eventos, principalmente em Cascavel e no Brasil, embora já tenha participado em concursos no estrangeiro.

 

 

No seu currículo estão entre outras, a presença nas 20ª Mostra Cascavelense de Artes e nas últimas três Exposições Panorama das Artes Visuais Cascavel no MAC.

 

Criou, entretanto, um site, com o objetivo de divulgar a sua fotografia e a de outros colegas, dentro da perspectiva da fotografia dos artistas! O link do site é www.fernandobaptista.com.br.

 

 ​ 

Encontra-se atualmente a desenvolver um projeto de maior abrangência relacionado com as Artes, a Educação e o Autoconhecimento, além de continuar a pesquisa dentro da sua poética abstrata.

 

Contatos: [email protected] e +55 45 99993 9067 Whatsapp

 

E AÍ, GOSTOU DO CONTEÚDO
OU TEM ALGUMA SUGESTÃO?

Entre em contato: [email protected]