3 de junho de 2019
O CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVEL é finalista do Prêmio Sesi ODS 2019, com o projeto de extensão Educ. Além disso, a Univel, que já recebeu em 2018 o Selo Sesi ODS por desenvolver ações sustentáveis, está entre as instituições que vão receber novamente o Selo em 2019. A premiação e a entrega do Selo devem ocorrer no dia 05 de setembro deste ano, em Curitiba, durante o Congresso Sesi ODS.
Todos da instituição e da comunidade que participam ou conhecem o Educ, mantêm um carinho muito especial pelo projeto, criado e coordenado pela professora Letícia Garcia, do Núcleo de Cursos de Comunicação da Univel. O Educ vem de “Educomunicação”, ou seja, promove a educação por meio da comunicação social, e já atendeu mais de 300 jovens entre 12 e 24 anos, matriculados no Centro da Juventude Professor Jomar Viera Rocha, do bairro Interlagos.
A professora Letícia comemora: “Meu coração está transbordando de alegria, porque o Educ é minha grande paixão na docência. É a maior prova de que a comunicação é um agente transformador, um agente de cidadania. Porque quando nós capacitamos as pessoas a serem efetivas no seu dizer, a serem protagonistas do que fazem por meio da palavra, essas pessoas são capazes de mudar o mundo, de alterar o ambiente onde vivem, são capazes de alterar a própria história!”.
A coordenadora do CJ, Rosangela Bendita Gouvea, também ficou muito feliz com a notícia do prêmio, e destacou que ele é o reconhecimento de uma parceria que deu muito certo. “E veio em um momento muito especial, em que estamos celebrando sete anos de atividades com o CJ, um trabalho de desenvolvimento e de reconhecimento dos talentos dos nossos meninos e meninas da comunidade. Só tenho a agradecer a essa parceria com Univel e com a professora Letícia, que nunca mediu esforços para ajudar, e também o contínuo apoio e esforço da Secretaria de Assistência Social. Essa união fez com que nos tornássemos uma referência no Estado do Paraná em trabalho socioeducativo”.
O coordenador dos cursos de Comunicação da Univel (Design Gráfico, Fotografia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda), professor Rodrigo Cardoso, ressaltou o impacto que o projeto tem nos alunos e na comunidade. “O Educ é de extrema importância, porque ele permite inserirmos os alunos dentro de uma realidade em que a profissão ganha um profundo cunho social, ao mesmo tempo em que possibilita aos jovens participantes, por meio da educomunicação, desenvolvimento pessoal e profissional, gerando também benefícios para a comunidade”.
SOBRE O PRÊMIO E O RECONHECIMENTO INSTITUCIONAL
O Prêmio Sesi já existe há quatro anos, e busca reconhecer iniciativas e projetos que atendem a um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU. São premiadas ações em cinco categorias que representam diferentes frentes de atuação: Indústria, Comércio e Prestação de Serviços, Instituição de Ensino, Organização da Sociedade Civil, e Poder Público.
A Univel estava concorrendo com dois projetos sociais de extensão. O Univel Sustentável I: Conscientização Socioambiental, desenvolvido pela professores (as) Fernanda Butareli, Germano Scarabelli, Kátia Salomão e Elaine Kronbauer; e o EDUC, coordenado pela professora Letícia e que, no último ano, também recebeu a colaboração dos professores Giovani Pinheiro e Bruno Pasqualloto. Ambos os projetos atendem os requisitos para o prêmio. Eles trabalham um ou mais dos 17 objetivos traçados pela ONU, possuem mais de um ano de existência e apresentam resultados comprováveis perante a comunidade e a instituição;
Até 2015, o Educ contribuía para os ODM’s (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) e a partir de então passou a contribuir também para vários ODS’s, plataforma da ONU para alcançar metas sustentáveis até 2030. Ele atende diretamente o ODS 4 (educação de qualidade) e o ODS 10 (redução das desigualdades).
A professora Elaine Kronbauer, coordenadora do Centro de Pesquisa e Extensão da Univel, explica que “O projeto é reconhecido pelas várias parcerias e por trabalhar a consciência crítica dos jovens diante das transformações midiáticas da nossa sociedade, portanto, cumprindo também com a Missão do Centro Universitário Univel”.
A Pró-Reitora da Univel, Viviane Silva, é uma das apoiadoras do Educ. “O Educ é muito importante para a comunidade externa e para a Univel. É um projeto que temos acompanhado de perto e vemos os resultados que ele tem alcançado ano a ano. A IES reconhece os resultados positivos como sendo frutos da dedicação e comprometimento da professora Letícia e por isso incentiva a desenvolver o projeto de forma contínua, fazendo com que mais jovens sejam beneficiados”.
SAIBA MAIS SOBRE O EDUC
O Educ surgiu do desejo da professora Letícia em aliar a comunicação e a educação, em um projeto que desenvolvesse um olhar mais atento dos participantes em relação aos veículos de comunicação. “A Educomunicação veio ao encontro da necessidade de ampliar a visão das possibilidades do Jornalismo nas comunidades, para além dos produtos tradicionais do rádio e da TV. Então, comecei a pesquisar, e no meu mestrado apresentei uma proposta de letramento midiático, de ensinar o aluno do Ensino Médio a ser mais crítico diante da televisão. Assim, comecei a desenvolver as atividades educomunicacionais”.
Em 2012, a Prefeitura de Cascavel implantou no bairro Interlagos o Centro da Juventude Professor Jomar Viera Rocha, conhecido apenas como CJ. “Fiquei sabendo que a coordenadora Rosângela era uma das poucas pessoas que conheciam a Educomunicação em Cascavel. Nós conversamos, e formalizamos uma parceria via Secretaria de Assistência Social, que já dura sete anos”.
“Eu fico muito feliz quando vou para o CJ e ouço as histórias: ‘prof., eu participei do Educ, agora estou na Faculdade’, ‘Me encontrei na comunicação’, ‘Como foi importante aquela experiência no rádio… de leitura… quando aprendemos a fotografar’, então, eu vejo que os resultados não são apenas imediatos, eles perduram ao longo da vida dessas pessoas. Tenho visto nestes sete anos jovens sendo protagonistas, transformados pela capacidade da comunicação.
Jovens que conseguem transformar a escola, a família, e a si próprios, porque foram tocados em algum momento, capacitados e habilitados a se comunicar. E muitos que não sabiam o que estudar, até quem nunca pensou em cursar uma graduação, passa a ter um pensamento diferente e as oportunidades aparecem. O projeto consegue dar frutos para além do que a gente pode imaginar”.
Atualmente, uma revista está sendo produzida sobre o projeto. O objetivo é contar a história do Educ e mostrar um pouco de tudo o que foi desenvolvido nestes sete anos. Paralelamente, as atividades do Educ de 2019 no CJ continuam. O professor Giovani Pinheiro, que participa do projeto desde o ano passado, atua no Centro da Juventude, orientando uma rádio interna implantada em 2018, capacitando mais os alunos. O CJ, além de contar com o Educ, oferece ainda quinze oficinas gratuitas aos jovens da comunidade, em áreas como dança, música, esportes e artesanato. Atualmente, estão matriculados no CJ 220 jovens, de 12 a 24 anos.
O QUE DIZEM OS JOVENS QUE JÁ PARTICIPARAM?
Muitos dos jovens que participaram do projeto hoje são lideranças no bairro e, além disso, muitos possuem seus próprios projetos dentro do CJ.
O estudante Moali Samuel Maciel Fanton, de 16 anos, começou a participar do Educ com 14. Esses dois anos de envolvimento foram transformadores. “Pra mim, participar foi muito importante. Abriu muitas portas, aprendi muito, me tornou uma pessoa mais responsável e comunicativa”.
Ele conta que tinha dificuldades de socialização. “O projeto me ajudou a perder a timidez de conversar com as pessoas. Com o Educ, consegui ir atrás delas não só pra conversar, mas para me ajudar também. O projeto influenciou não só a mim, mas também meus amigos. Meu amigo Gabriel, ele não conversava com ninguém. Agora é um dos caras da rádio e passou em primeiro lugar no curso técnico em audiovisual do Colégio Eleodoro”.
Moali gostou das oficinas de fotografia, mas se apaixonou mesmo pelas práticas de rádio. Tanto é que pretende buscar formação profissional na área. Hoje, atua como agente da cidadania e contribui com o CJ transmitindo o conhecimento que recebeu. Ele oferece a outros jovens participantes do CJ noções de rádio e de edição de áudio e vídeo. “Nós também estamos desenvolvendo um projeto no Colégio Estadual do Interlagos. Durante o recreio vamos manter uma transmissão com informações para os alunos sobre o que está acontecendo de mais interessante e importante no colégio”.
Para ele, isso mostra como o Educ contribui também com toda a comunidade. “O projeto ajudou a divulgar as coisas boas que existem no nosso bairro, os talentos, e também mostrou aquilo que precisa ser melhorado”.
COMO FOI A EXPERIÊNCIA PARA OS ALUNOS DA UNIVEL?
Para o acadêmico Daniel Marcondes, do curso de Jornalismo, o projeto é importante por que mostra que a Universidade vai muito além das carteiras acadêmicas e dos muros da instituição. “Significa fazer a diferença na vida de quem precisa, exercer o ativismo que o jornalismo tanto necessita na realidade das pessoas carentes. Além disso, o projeto me mostrou uma parte da cidade que eu não conhecia muito bem, e evidenciou um lado mais humano da vida. São trajetórias tão sofridas, mas mesmo assim são pessoas tão persistentes e lutadoras. E me mostrou que sempre temos algo para aprender. Fui lá para praticar com eles um pouco do que eu já sabia, mas voltei para casa com uma bagagem muito maior com o que aprendi com eles. Foi uma troca de experiências muito valiosa, que me fez crescer como profissional e principalmente como pessoa”.
O acadêmico Ageiel Machado também integra o projeto. “Participar do Educ é incrível, porque você vê a evolução das crianças e dos adolescentes. Eles chegam tímidos, parece que nem sabem o que estão fazendo ali. E com o tempo vão se soltando, crescendo, e alguns se tornam grandes comunicadores. Lembro de dois alunos que participaram de um documentário que fizemos sobre o rádio, e hoje eles seguem tocando a rádio no projeto e desenvolvendo coisas novas. Isso é muito gratificante”.
Ageiel também menciona outro aspecto humano muito importante do projeto. “Às vezes, aqueles que não tem um ombro amigo, nem do pai, nem da mãe, encontram esse refúgio em nós e nas atividades do Educ”.
O jornalista Everton Schmidt, egresso da Univel, passou pelo projeto, e guarda ótimas lembranças. “O projeto Educ foi uma das atividades mais incríveis da faculdade, nos mostrou uma das faces da comunicação que tem um poder imenso! O trabalho com os alunos consistiu em entendermos melhor as linguagens da comunicação e as formas de expressão. Foi um processo de explorar e aprimorar a comunicação. O resultado foi uma exposição fotográfica e jovens que foram apresentados a uma outra forma de ver e ler o mundo”.
Parabéns, Educ!
O QUE SÃO AS ODS?
Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e definiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. A chamada Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, contém 17 objetivos que devem ser alcançados.
ODS 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
ODS 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
ODS 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
ODS 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
ODS 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
ODS 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
ODS 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos
ODS 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
ODS 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
ODS 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
ODS 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
ODS 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
ODS 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos (*)
ODS 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
ODS 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
ODS 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
ODS 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Para mais informações, acesso o site da ONU ou clique aqui.
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