Desde empresas locais às multinacionais, existem padrões visuais que são muito utilizados em campanhas de diversos segmentos
4 de fevereiro de 2021
COMPARTILHE
POR:
Ana Carolina Bueno
Redação 360on
POR:
Redação
360on
Com um olhar um pouco mais atento, é possível perceber diversos padrões visuais e elementos comuns que são utilizados pela maioria das empresas, na comunicação com seu público-alvo, em suas campanhas de divulgação de produtos e/ou serviços.
Você já reparou em algum desses padrões?
O que todas essas marcas têm em comum?
Se você pensou na repetição e sequencialidade na composição das palavras nas artes, VOCÊ ESTÁ CERTO!
Podemos observar a utilização de estratégias de comunicação parecidas em todas as peças, levando em consideração o que a autora Donis A. Dondis, cita em seu livro “Sintaxe da Linguagem Visual, que as duas técnicas visuais utilizadas são REPETIÇÃO e SEQUENCIALIDADE.
Seguem as explicações da autora:
REPETIÇÃO
A repetição corresponde às conexões visuais ininterruptas que têm importância especial em qualquer manifestação visual unificada. No cinema, na arquitetura e nas artes gráficas, a continuidade não se define apenas pelos passos ininterruptos que levam de um ponto a outro, mas também por ser a força coesiva que mantém unida uma composição de elementos díspares.
SEQUENCIALIDADE
No design, uma ordenação sequencial baseia-se na resposta compositiva a um projeto de representação que se dispõe numa ordem lógica. A ordenação pode seguir uma fórmula qualquer, mas em geral envolve uma série de coisas dispostas segundo um padrão rítmico.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2003
EAI, GOSTOU DA DICA DO DESIGN DROPS DE HOJE?
Conhecia esses padrões visuais?
Fiquem ligados, que sempre traremos esse tipo de conteúdo!
Se vocês encontrarem outras campanhas com ESSES PADRÕES VISUAIS, podem mandar em nossas nossas redes sociais.