1 de novembro de 2019
Empatia, dedicação, conhecimento, paixão e amizade foram as palavras que os alunos do curso de jornalismo do Centro Universitário Univel usaram para definir o time de professores, que os acompanham durante toda a graduação. Durante uma semana os alunos do quarto, terceiro e segundo ano de Jornalismo se movimentaram a procura das melhores lembranças, gravaram depoimentos e selecionaram fotos para compor um vídeo especial em comemoração ao dia dos professores.
O vídeo traz relatos de momentos bons e felizes, porém os alunos fizeram questão de lembrar também os momentos difíceis, quando os professores fizeram muito mais do que o papel de mestre da educação, oferecendo apoio, conselhos e ajudando os jovens a continuarem na faculdade.
Ana Scheffer, acadêmica do terceiro ano de Jornalismo, conta como teve a ideia de comemorar o dias dos professores de uma forma diferente. “Há duas semanas eu estava olhando os próximos feriados e vi que o dia dos professores estava perto e comecei a pensar no que poderia fazer. Aí tive a ideia de gravar depoimentos com os alunos. Em uma semana eu comecei a entrar em contato para agendar as entrevistas, porque eu queria que tivesse alunos de todos os anos e inclusive egressos”.
As alunas Ana Bueno, do quarto ano, e Camila Campos, do segundo, falam do prazer em demonstrar o quanto o corpo docente de Jornalismo da Univel é importante para cada um de nós. “É muito gratificante ver e participar de uma homenagem tão significativa para àqueles que lutam diariamente para elevar nosso conhecimento, nossos mestres. Eu sou muito grata por tudo que cada um deles fez por mim nesta jornada”, conta Ana Bueno.
Para Camila Campos, “foi uma forma muito bonita das turmas demonstrarem que o trabalho do professor é muito mais do que passar uma matéria em sala de aula, eles passam ensinamentos, dão conselhos, puxões de orelha… Às vezes é o que a gente precisa. No vídeo, eu consegui falar só de um professor, mas com certeza se tivesse tempo, iria falar de todos, porque eles são sensacionais”.
Os alunos que já passaram pelo curso na Univel, também fizeram questão de agradecer seus eternos mestres. “Compartilhar a nossa gratidão é extremamente importante. E honrar quem merece, como os professores, é muito valioso. Isso foi possível no vídeo, por isso coração ficou alegre por contribuir com a homenagem”, comenta Rebeca Branco, repórter da RicTv e egressa de Jornalismo da Univel.
Profs
A emoção tomou conta de todos e nos confirmou que o vínculo entre aluno e professor é construído com comprometimento, respeito, amizade e afeto. “A homenagem emocionou os professores, até mesmo os mais novos. Isso mostra o carinho e o respeito que existe entre nossos docentes e alunos. Essa união é um dos fatores que garante o sucesso e o reconhecimento da qualidade dos nossos cursos”, garante Rodrigo Cardoso, coordenador do curso de Jornalismo.
Depois de tantas lembranças e emoções, os professores demonstraram gratidão a todos os alunos envolvidos nessa homenagem. “A atitude dos alunos foi um gesto de amor, isso deixou muito claro, que ser professor é deixar para o aluno mais que conhecimento, é deixar um legado de que o ser humano pode ser cada dia melhor e que o amor é, sim, parte da docência”, contou Letícia Garcia, professora de Jornalismo.
Para Karin Betiati, foram surpreendentes os depoimentos dos alunos. “Eu só tenho a agradecer a estes alunos por esta homenagem tão amável. Entendo que manifestar a honra e a gratidão é um ato muito nobre, e que alegra todos os envolvidos, e quando acontece de surpresa é melhor ainda”.
O professor Giovani Pinheiro explica um pouco mais sobre o significado da palavra aluno. “Algum tempo, atrás corria por aí a história que a etimologia da palavra aluno significaria ‘aquele sem luz’, o que se provou falso na pesquisa de muitos etimologistas. Isso faz todo o sentido, pois todas as noites, em sala de aula, são eles que me tiram da escuridão”.
“Foi uma iniciativa muito bonita e emocionante. Para nós, professores, é algo muito especial. É um tipo de reconhecimento que nos incentiva a continuar engajados nessa profissão e na educação. Muito obrigado pelo carinho!”, conclui o professor Anderson Costa, evidenciando a importância do incentivo vindo do aluno.
Confira na nossa galeria de lembranças:
E AÍ, GOSTOU DO CONTEÚDO
OU TEM ALGUMA SUGESTÃO?
Entre em contato: 360on@univel.br