POR:

Sthefany Mayara

Fotógrafa

COMPARTILHE

A mistura de sons e problemas do Crystal Castles

Plot twist de uma banda pouco conhecida

21 de maio de 2020

COMPARTILHE

POR:

Sthefany Mayara

Fotógrafa

Este período de quarentena é um bom momento para conhecer coisas novas, como bandas e músicas. Se você gosta daquele som diferente que pode te fazer dançar independente do ritmo, essa é a banda certa para você conhecer.

Crystal Castles é uma banda que é uma mistura de witch house (gênero eletrônico com o som monótono, repetitivo e fortemente editado) e electroclash (uma junção de gêneros dos anos 80 e 90. Muitos sons do electroclash tem os vocais distorcidos, com a melodia puxada para o eletrônico). As obras do Crystal Castles são conhecidas por misturar sons de jogos eletrônicos antigos com a voz distorcida da vocalista. Os integrantes originais são Alice Glass (que deixou a banda em 2014, logo vocês irão entender o porquê), e Ethan Kath.

De início, tudo era um projeto somente de Ethan, mas mais tarde ele encontrou a Alice e rapidamente começaram a produzir faixas que hoje são conhecidas como ‘’2004 guitar demos’’, mas o trabalho não os agradou muito, e só deram continuação no projeto em abril de 2005, depois que Alice deu um CD com 60 novas músicas eletrônicas ao Ethan.  E aí meus amigos, temos um plot twist…

Dessas 60 musicas, cinco foram gravadas secretamente de um teste de microfone e lançadas mais tarde como o primeiro EP. OU SEJA, Alice não sabia dessa gravação. Um tempo (2008) depois, a Lies Records lançou um CD com vários singles deles. Seu segundo álbum, que seria lançado pela Friction Records, teve sua data de estreia adiada para o dia 23 de abril devido ter vazado na internet. Após dois anos do lançamento do terceiro álbum, a vocalista Alice anunciou (oito de outubro de 2014) sua saída da banda, dizendo ter motivos tanto profissionais quanto pessoais’’. Será que Ethan aprontou algo?

Aparentemente, um dos motivos da saída de Alice foi um abuso de Ethan, sobre o qual ela se pronunciou sobre o assunto em seu site. O portal Tenho Mais Discos que Amigos contou essa história aqui.

Após esses acontecimentos, Alice e Ethan seguiram carreira solo. Em 2015, Ethan retornou com a banda com uma nova vocalista, Edith Frances.

Preparei também uma outra playlist com bandas diferentes, porém com o mesmo gênero:

GALERIA CRYSTAL CASTLES

E AÍ, GOSTOU DO CONTEÚDO
OU TEM ALGUMA SUGESTÃO?

Entre em contato: [email protected]