POR:

Anderson Antikievicz Costa

Jornalista e professor

COMPARTILHE

Convidados participam de aulas especiais

Profissionais do mercado e pesquisadores conversam com os alunos de Comunicação

3 de junho de 2020

COMPARTILHE

POR:

Anderson Antikievicz Costa

Jornalista e professor

Os acadêmicos dos cursos de Comunicação do Centro Universitário Univel participaram de aulas especiais com profissionais experientes no mercado de trabalho e  pesquisadores renomados. 

O professor Cristian Cipriani trouxe convidados em duas disciplinas. Para a aula de Planejamento e Criação Publicitária, com o 5º semestre de Publicidade e Propaganda, o convidado foi Cesar Tomei, ex-CP+B e hoje Global Solution na Anheuser-Busch InBev. Na participação, Tomei falou sobre a jornada do consumidor, banco de dados e pesquisa técnica em PP e apresentou um case real de jornada do consumidor com os alunos. Falou ainda sobre como as marcas de cerveja no Brasil e EUA estão se portando neste momento de pandemia e sobre o futuro da Publicidade e Propaganda pós Covid-19.

Na aula de Atendimento em Publicidade e Propaganda, do 3º semestre de PP, a convidada foi a Luiza Neves. A profissional atendeu, no decorrer da sua carreira, grandes anunciantes dos mais diversos segmentos, como Diageo (Johnnie Walker, Ciroc, Tanqueray), Ambev (Stella Artois e Corona), HSBC, TIM, Nivea e Visa em passagens pela Lew’Lara, Neogama, JWT e CP+B.

Atualmente Luiza está trabalhando como Agency Lead em uma empresa de desenvolvimento de tecnologia de informação em nível internacional. Luiza falou, para os alunos de PP do 3º, 5º e 3º semestre de Design Gráfico, sobre sua trajetória até a chegada em grandes agências. Comentou sobre o funcionamento do atendimento nestes ambientes, detalhando a “hierarquia” da equipe de atendimento de uma multinacional de bebidas.  Mostrou o processo de uma campanha premiada (Johnnie Walker) e debateu sobre o briefing. Ao final de ambas as aulas, os alunos puderam fazer perguntas aos profissionais.

“A ideia, ao convidar tais profissionais, foi trazer experiências do mercado nacional e internacional para dentro da sala”, explica o professor Cristian. “Luiza e Cesar passaram por grandes agências e empresas do mundo, tais como a CP+B, JWT e a Anheuser-Busch InBev. Ouvir e conhecer a trajetória de pessoas de sucesso no meio publicitário é super bacana, porque possibilita, ao corpo discente, por exemplo, apreender o processo e os bastidores – do briefing até a finalização – de uma campanha de grandes e tradicionais clientes como Johnnie Walker, Visa, entre outros. Todavia, acho que o ponto mais importante é a possibilidade da gurizada vislumbrar, por intermédio dessas pessoas, novos horizontes”.

Emely Claudino, do 3º semestre de PP, gostou da iniciativa.

“Para mim a importância da Luiza e de outros profissionais de atendimento, que se dispõe a um bate-papo e palestra com nós alunos de publicidade e propaganda, é mais importante do que se imagina, além de enriquecedor, nos proporciona uma melhor perspectiva do que nos espera no futuro como profissional de atendimento”.

Paula Caires, também do 3º semestre de PP, também aprovou e disse que esse contato é fundamental para a formação.

“É de grande importância termos contatos com esses convidados já que são pessoas que possuem experiências e trabalham em empresas renomadas. Assim absorvemos como aprendizado fragmentos do que nos é passado, pois nos identificamos como o convidado e vemos que tem pessoas como nós em cargos almejados”

O professor Giovani Pinheiro, do curso de Jornalismo, trouxe para uma conversa virtual com os alunos a jornalista Mayara Alyne. Ela falou sobre a atuação como assessora na Comunicação da Univel e também sobre suas experiências anteriores, como na Uopeccan – Hospital do Câncer de Cascavel. Ela falou sobre como é a rotina do trabalho, quais as ferramentas que ela utiliza, eventos de que participou e ainda sobre como ingressar na área.

O professor Giovani Pinheiro comentou a participação:

“A conversa foi um bate papo informal no qual os alunos tiraram dúvidas do dia a dia a respeito do trabalho do assessor de imprensa em diversos assuntos, desde acreditar no seu trabalho, passando por como lidar com egos no meio profissional até de dicas práticas de release, press kit, media training e gerenciamento de crise. Uma hora e meia bem aproveitada de ideias e sugestões para aplicar os conhecimentos da disciplina no âmbito profissional”.

Mayara Alyne, egressa de Jornalismo da Univel, é especialista em assessoria de comunicação e marketing, practitioner em PNL – Programação Neurolinguística pelo Instituto de Hipnoterapia e PNL de Londrina, MBA em gestão de projetos, e tem amor por desenvolvimento humano, comunicação e tudo o que incentiva a criatividade

Mayara conquistou os alunos e uma nova conversa já foi combinada para o retorno das aulas. Para ela, comunicar também é conectar:  

“A comunicação é um universo de possibilidades a ser explorado e em especial tem o propósito de conectar pessoas, pensamentos e ideias. É um processo que envolve empatia, percepção e criatividade para conseguir solucionar as demandas que cada organização precisa e isso é conquistado a partir das experiências que resultam em erros e acertos, sabendo que não há uma “fórmula mágica” e que cada cenário exige soluções diferentes. É uma alegria poder compartilhar as minhas experiências profissionais com os alunos do Centro Universário Univel, onde recebi excelente formação acadêmica no curso de Jornalismo que me oportunizaram tantos aprendizados”

O professor Anderson Costa, na disciplina de Laboratório de Jornalismo Impresso, convidou Silnei  Scharten Soares, doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (2013), e autor do livro Ensaio sobre os Limites de uma Teoria Semiológica da Comunicação, que apresenta uma discussão sobre e em torno do paradigma estruturalista, observando o modo como se desenvolveu, estabeleceu-se, e o particular impacto que o estruturalismo obteve no âmbito das Teorias da Comunicação.

 

Silnei ainda é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), Especialista em Produção Cinematográfica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutor em . Atua nas áreas de Semiótica, Teoria da Comunicação, Pesquisa em Comunicação, Estética e Cinema.

Com os alunos de Jornalismo, Silnei falou sobre os desafios do jornalismo na contemporaneidade, em especial diante das possibilidades tecnológicas e o enfrentamento das fake news. O professor Anderson falou sobre a importância desse diálogo.

“Ao meu ver é fundamental um olhar mais profundo em relação a atuação dos jornalistas na atualidade. O Silnei tem essa visão crítica contundente sobre a profissão, que nos ajuda colocar nossas responsabilidades e possibilidades profissionais em perspectiva”. 

Silnei gostou da participação e defende uso mais recorrente dessa modalidade.

“É sempre um prazer dialogar com os alunos. Iniciativas como essa deveriam ser mais frequentes, mesmo em tempos ‘normais’. Nós temos a tecnologia à disposição e é uma ferramenta poderosa, que nos possibilita a formação de redes de conhecimento, de disseminação de informação e troca de experiências. Foi ótimo ter participado e ter contribuído. Espero que se repita e que a gente consiga ampliar esse contato e essa rede de pessoas que tem saberes diferenciados e tem disposição para compartilhar”.

E AÍ, GOSTOU DO CONTEÚDO
OU TEM ALGUMA SUGESTÃO?

Entre em contato: 360on@univel.br