POR:

Ana Carolina Bueno

Redação 360on

POR:

Redação

360on

COMPARTILHE

Doar sangue é muito importante!

2 de dezembro de 2020

COMPARTILHE

POR:

Ana Carolina Bueno

Redação 360on

POR:

Redação

360on

          Existem diversas formas de ajudar o próximo e uma delas, é por meio de doação de sangue. O Hemocentro de Cascavel – Rede Hemepar atende 22 hospitais da região Oeste do Paraná e precisa diariamente de 80 a 100 doadores de sangue, para suprir a demanda para a realização das transfusões no ambulatório local. Existem pacientes que necessitam de transfusões entre curtos períodos de tempo, em razão de doenças graves, incluindo o câncer, talassemia major, entre outras. Além dos casos de acidentes graves, que acontecem diariamente em nossa região, existem também, pacientes que vêm de outras cidades e estados para serem tratados na rede hospitalar de Cascavel.

          Com a pandemia, tudo mudou e não foi diferente no Hemocentro, que por se tratar de um ambiente hospitalar, exige ainda mais que todas as medidas sanitárias e de distanciamento sejam seguidas. E mesmo com todas as campanhas e mobilizações em torno deste assunto, é sempre importante ressaltar a importância de se doar sangue sempre que possível, pois os estoques são muito “rotativos”, levando em consideração que nem sempre as mesmas pessoas poderão doar, mas a demanda nunca deixa de existir. “No início tivemos uma grande mobilização da comunidade, despertou aquele sentimento de solidariedade e nós tivemos muitas doações, nos primeiros dois meses. Agora nós estamos com o estoque regular, mas com tendência a cair”, alerta a assistente social do Hemocentro, Eliane Avancini.

 

Existem duas formas para doar, a doação voluntária, que é aquela que as pessoas doam sem nenhum nome específico e tem a de reposição, que são aquelas pessoas que usam sangue, na sequência o Hemocentro faz o contato com a família e pede para repor as bolsas de sangue que já foram utilizadas pelo paciente.

 

Para ser doador é preciso:

Estar em boas condições de saúde

 

Ter entre 16 e 69 anos completos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal)

Observação: Durante a vigência da pandemia, doadores acima de 59 anos completos deverão, preferencialmente, permanecer em suas residências.

 

Pesar no mínimo 51Kg na balança do HEMEPAR

 

 

 

Estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)

 

Apresentar documento oficial com foto ( Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação)

 

Impedimentos temporários e definitivos podem ser verificados no site do Hemepar e no telefone do Hemocentro: (45) 3226-4549.

Doar é bom para quem doa e melhor ainda para quem recebe

          Todo tipo de ajuda estabelece elos entre quem doa e quem recebe, imagina uma doação de sangue, em que se dá uma parte de si para salvar a vida do outro, essa ligação é ainda mais forte e causa sentimentos genuínos. “Você saber que o seu sangue pode ajudar até três pessoas, eu acredito que faz com que a gente se sinta absolutamente útil e fico muito feliz de saber que outras pessoas podem ser beneficiadas com isso”, diz Karin Betiati, professora da área de Comunicação e doadora de sangue. Além disso, é sempre importante ressaltar o quanto cada doação é importante, pois muitas pessoas dependem dessa ajuda para continuar suas rotinas de forma saudável. “Saber a importância, porque a minha doação salva a vida deles e eles precisam disso, eles não conseguem viver sem as transfusões, então, é algo que não tem palavras, que não tem explicação”, ressalta a egressa de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Carol Salustiano, que é doadora assídua há dez anos.

Ciências Contábeis da Univel recebe o Selo “Parceiro da Doação de Sangue”

          Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, que ocorre em 25 de novembro, o Hemocentro de Cascavel – Rede Hemepar homenageou os doadores de sangue, com um certificado denominado “Selo – Parceiro da Doação de Sangue”. O Centro Universitário Univel recebeu pelo segundo ano consecutivo este reconhecimento, com as ações desenvolvidas pelo colegiado do curso de Ciências Contábeis da instituição, representado pelos professores Everton Gugel e Rafael Maximiano. A Univel tem como um de seus pilares desenvolver atividades que incluam seus acadêmicos e colaboradores na sociedade, para que possam auxiliar da melhor forma possível. “Esse projeto surgiu da necessidade de ensinar aos nossos alunos, que a gente precisa fazer algo de diferente, pois a Univel não ensina apenas o conhecimento teórico”, reforça o professor Everton Gugel.

           O projeto na instituição existe há dois anos e atualmente é exclusivamente para os acadêmicos e o colegiado de Ciências Contábeis. Em 2019, foram realizadas 60 doações por meio da ação. Neste ano, foram contabilizados até o momento cerca de 120 doações, lembrando que os alunos ainda estão em processo de doação. Em todos os períodos do curso, há participação dos estudantes.

 

             Ações como essa são muito importantes para a manutenção dos estoques de sangue disponíveis para as transfusões que serão realizadas. “Sobre a importância desse projeto, para nós é extremamente importante, essas ações que a comunidade faz, que mobiliza doadores voluntários”, destaca a assistente social do Hemocentro Regional de Cascavel, Eliane Avancini.

E AÍ, GOSTOU DO CONTEÚDO
OU TEM ALGUMA SUGESTÃO?

Entre em contato: [email protected]