De 16 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020, Projeto atenderá 20 municípios do Oeste do Paraná
24 de setembro de 2019
COMPARTILHE
POR:
Letícia Marasca
Acadêmica de Jornalismo
O Ministério da Defesa acaba de publicar o resultado final do processo que selecionou as instituições de ensino superior que participarão da Operação Yaguaru do Projeto Rondon, em janeiro de 2020. E o Centro Universitário Univel está entre as instituições aprovadas!
É a segunda aprovação consecutiva da instituição. Em julho de 2018, uma equipe com oito alunos e dois professores participaram da operação Palmares, que atendeu municípios do interior do Estado de Alagoas. Agora, na Operação Yaguaru, o foco é a região Oeste do Paraná. De 16 de janeiro à 02 de fevereiro de 2020, uma nova equipe atuará, em conjunto com equipes de outras universidades, em um dos 20 municípios que receberão o projeto.
As ações sociais que serão oferecidas pelas universidades nos municípios são divididas em três conjuntos: A, B e C. A Univel foi selecionada para atuar no conjunto B, que compreende a realização de palestras e oficinas de capacitação para a população local nas áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia, Produção e Trabalho.
EQUIPE DA UNIVEL
A coordenadora do curso de Gastronomia da Univel, Raquel Goreti Eckert Dreher, estará à frente da equipe da Univel que participará da Operação Yaguaru, relata sobre as expectativas para o projeto. “Estou super ansiosa, cheia de ideias, aguardando para sabermos qual será a nossa cidade de destino, para então finalizar a proposta das atividades e oficinas que serão oferecidas”.
“O projeto que foi aprovado pertence ao Conjunto B: Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia, Produção e Trabalho, então todas as atividades que iremos desenvolver serão nessa linha. Não vejo a hora de ‘disparar’ essa notícia aos acadêmicos, tenho certeza que muitos vão querer participar”, conclui Raquel.
“Nós ficamos surpresos pela aprovação do projeto”, relata o professor Adriano Azevedo, dos cursos de Agronomia, Veterinária e Engenharia Mecânica da Univel, e que atuará como coordenador adjunto da equipe. “Eu já fui para o Projeto Rondon como aluno, na região de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Eram apenas oito alunos e quando eu fui selecionado, nem acreditei. Durante os meses que antecederam o projeto nós nos encontrávamos na universidade para trabalhar as atividades e propostas que apresentamos na Operação”.
De acordo com Adriano, a viagem para a Operação em Santa Maria foi a realização de um sonho. “Eu fui no ano que surgiu a gripe H1N1 e o foco principal foi no Rio Grande do Sul, mesmo com essas dificuldades, não tem como explicar essa vivência. Eu fui como estudante de Engenharia de Pesca da Unioeste e foi uma experiência única, nós vimos coisas muito boas, mas também vimos situações tristes”.
O docente ainda conta sobre sua reação ao saber que participaria do projeto pela primeira vez como professor. “Eu fiquei emocionado ao saber da notícia, fomos classificados em quarto lugar, com a pontuação 9.3, uma pontuação altíssima. É uma experiência única e todos os alunos deveriam participar. A expectativa é alta, ainda mais que o projeto será na nossa região”.
Confira como foi a participação da Univel no Projeto Rondon em 2018, no video produzido pelo rondonista Darci Ribeiro. A operação foi desenvolvida em conjunto com uma equipe incrível da FHO (Fundação Hermínio Ometto), de São Paulo (#saudades)
RONDON 2018
A professora Kássia Beltrame, que leciona nos cursos de Comunicação da Univel, participou em 2018 como estudante de Fotografia e conta como foi permanecer duas semanas em Quebrangulo, no interior do Alagoas: “A experiência foi maravilhosa, me fez crescer muito como ser humano e como profissional. Aprendi com eles que a vida é muito além de se dedicar 12 horas por dia ao trabalho e que são pequenos gestos que fazem a diferença no dia-a-dia. Ver o brilho no olhar daquelas pessoas em busca do conhecimento foi extremamente importante para mim”.
O PROJETO
O Projeto Rondon é uma iniciativa do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa em conjunto com outro ministérios. Conta com o apoio dos governos estaduais, prefeituras, instituições de ensino superior e Forças Armadas. E visa a integração social, o desenvolvimento sustentável e a construção da cidadania.
As operações ocorrem em regiões pré-selecionadas, especialmente em municípios que apresentam baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O projeto prioriza fortalecer ações com benefícios permanentes para a comunidade, o bem estar social e a capacitação da gestão pública, ou seja, o foco é a formação de multiplicadores de conhecimento.
EM BREVE O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS NOVOS RONDONISTAS ESTARÁ ABERTO. ENQUANTO ISSO, CONFIRA MAIS FOTOS DE COMO FOI A OPERAÇÃO PALMARES, QUE OCORREU NO MUNICÍPIO DE QUEBRANGULO, TERRA EM QUE NASCEU O ESCRITOR GRACILIANO RAMOS, NO ESTADO DE ALAGOAS.